sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Cosmologia



Cosmologia é o ramo da astronomia que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos tendo relações entre o macrocosmo e o microcosmo.
Para entender um pouco mais sobre cosmologia temos que aprender fatores básicos do nosso sistema solar, e um pouco sobre a criação do universo (big-bang).
Um sistema planetário consiste em objetos não-estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, Satélites Naturais, asteróides, meteoros, cometas e poeira cósmica. O sistema planetário ao qual pertence o planeta Terra é denominado Sistema Solar. Aos demais, se dá a denominação de extra-solares.
O nosso Sistema Solar tem sua origem a cerca de quatro bilhões de anos atrás. Como o Universo esta repleto de hidrogênio e hélio, na sua totalidade, a existência de elementos mais pesados se deve ao fato de o nosso Sol ser uma estrela de segunda geração; ou seja, a nuvem gasosa que se condensou dando origem ao Astro-Rei e aos planetas advém de uma estrela anterior que explodiu (Supernova - É a explosão de uma estrela de massa elevada). Nessa explosão uma pequena fração da matéria conseguiu se estabilizar em elementos mais pesados que o ferro (chumbo, urânio e etc.).
A nossa existência se deve a um longo processo, do qual nós estabelecemos sua "origem'' e evolução a 18 bilhões de anos atrás. Esse lapso de tempo nós associamos uma teoria, a Teoria da Grande Explosão (Big Bang).
Big Bang é a teoria científica que defende surgimento do universo a partir de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos, já que toda a matéria e energia estariam comprimidas em um único ponto.
Em 1916 Albert Einstein publicou a teoria
da relatividade, onde dizia que o universo estaria se expandindo ou então se contraindo, contrariando a idéia de que o universo seria estático ou inerte, aceito até então. Outras observações que indicam que o universo está em expansão é o modelo Friedmann-Robertson-Walker e a Lei de Hubble.

Para saber mais acesse: http://astro.if.ufrgs.br/univ/



Radharc!