domingo, 21 de fevereiro de 2010

Glifo e Hieroglifo


Glifo é uma versão - uma encarnação conceitual e não material - do símbolo abstrato chamado "caractere". Desse modo, a e α são glifos diferentes (da mesma fonte) para o mesmo caractere. (tipografia - escrita).
Os glifos (símbolos) astrológicos dos planetas têm origem hindu. Os mesmo glifos eram usados pelos egípcios e pelos mesopotâmicos, o que leva a crer que realmente a origem é bem mais antiga que 3 mil a.C. Aliás, os glifos planetários, que eram hindus, originaram o que conhecemos hoje como numerais arábicos.
Glifos vem da palavra grega que significa inscrição. Se comparados a seus ancestrais — os aristocráticos hieroglifos egípcios —, os modernos até que são sinais muito corriqueiros.
vários tipos de glifos, citarei alguns: Glifos Monolíteros, ou seja, glifos que possuem valor de uma consoante, Glifos Bilíteros, de duas consoantes, Glifos Trilíteros, de três consoantes, Glifos determinativos, ou símbolos que especificam do que se trata a palavra, e Glifos Ideogramáticos.
Enquanto os egípcios usavam os hieroglifos apenas para adornar monumentos, templos e túmulos, os atuais glifos podem ser encontrados por toda parte. A tal ponto estão incorporados à paisagem urbana, em lugares públicos, mas também em fábricas e escritórios que chegam a ser uma imagem de modernidade.
Hieroglifos, em grego, significa inscrições sagradas. Mas os glifos atuais são apenas utilitários. (Várias fontes)



Radharc.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Umm Kulthum


Esses dias eu estava procurando algumas figuras de demonios no google e achei um blog que falava de uma cantora egípcia chamada Umm Kulthum, procurei ver se eu achava algumas músicas pra baixar e acabei baixando um álbum dela intitulado " Laylet Hob ".
As canções interpretadas pela artista eram de natureza religiosa e popular. Cantou inúmeros textos do poeta Ahmad Rami e trabalhou com o compositor Muhammad al-Qsabji, cujo trabalho se caracterizava pela introdução na música egípcia de instrumentos musicais da Europa, como o violoncelo.



Radharc!