Receba e-mails do meu blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Diferença entre Agnósticos e Gnósticos



O agnosticismo separa aqueles que acreditam que a razão não pode penetrar o reino do sobrenatural daqueles que defendem a capacidade da razão de afirmar ou negar a veracidade da crença teística.
A razão não é uma instância transcendente, dada de uma vez por todas, mas um processo que se desdobra ou realiza ao longo do tempo. Dir-se-ia que, assim como o homem é a história do homem, a razão é a história da razão.
Já o mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. Pode-se dizer que o mito é uma primeira tentativa de explicar a realidade.
A Gnose é um conhecimento que brota do coração de forma misteriosa e intuitiva. É a busca do conhecimento, não o conhecimento intelectual, mas aquele conhecimento que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna e maravilhosa.
E a Agnose é um conceito segundo o qual só o conhecimento adquirido pela razão é admitido. Nesse sentido, a existência de Deus é colocada em dúvida, pois não seria possível demonstrá-la racionalmente.
Assim Agnose e Gnose são diferentes. A agnose tem uma base na razão e a Gnose em um mito.


Radharc!

4 comentários:

  1. Explanação bastante coerente...
    Muita gente acha que é tudo a mesma coisa, quando na verdade elas estão longe...

    Sucesso para nós, blogueiros!

    0/

    ResponderExcluir
  2. Tópico bem comentado,
    tinha essa duvida mas sempre tive em mente que os dois eram diferentes em algo.

    valew e um abração para todos.

    ResponderExcluir
  3. parabéns boa explicação ,muito esclarecedora !

    ResponderExcluir